Higiene Bucal em tempos de COVID-19
HIGIENE BUCAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Em meio à pandemia causada pela COVID-19, a maior preocupação tem sido a higiene pessoal, com ênfase na limpeza das mãos. Entretanto, os cuidados com a higiene bucal não devem ser negligenciados. Afinal, uma das principais portas de entrada do vírus é a boca.
Os procedimentos de higiene bucal devem ser precedidos por uma lavagem criteriosa das mãos, para que estas, por sua vez, possam ser levadas à cavidade bucal com segurança.
Existem evidências científicas de que as pneumonias por aspiração têm sua origem em finas películas pegajosas, formadas principalmente por bactérias, que ficam alojadas na superfície do dorso da língua e dos dentes mais posteriores (e mais difíceis de higienizar). Por isso, não negligencie a limpeza dessas áreas durante as etapas de higiene bucal, a fim de evitar complicações e agravamento do quadro de infecção pelo novo coronavírus.
ATENÇÃO!
Se alguém na sua casa estiver com sintomas ou suspeita de infecção, o uso da pasta de dente, toalha de rosto e sabonete deverá ser individualizado e, também, indica-se não deixar as escovas de dente no mesmo ambiente.
(1° Tenente FLÁVIA Lins Matafora e Aspirante a Oficial MANUELA Gouvea Campelo Carneiro, Dentistas do Hospital de Guarnição de João Pessoa)
REFERÊNCIAS:
* Higiene bucal pode ajudar a prevenir complicações da COVID-19. Jornal da USP. Vinicius PEDRAZZI, 2020;
* Maine Oral Health Coalition (MOHC); e
* Cartilha de saúde bucal: cuidados com a saúde bucal durante a pandemia (COVID-19) – SESI
Redes Sociais