Atividades do Grupo da Boa Idade do HGuJP durante o período da quarentena
CONFECÇÃO DE MÁSCARAS:
Um exemplo em que a solidariedade pode ajudar muitas pessoas nestes tempos difíceis de pandemia!
A Sra Maria de Fátima Lima Lourenço, integrante há 18 anos do Grupo Boa Idade do Hospital de Guarnição de João Pessoa, confeccionou e distribuiu mais de 100 máscaras em Sibaúma, comunidade de origem Quilombola situada em Tibau do Sul, no estado do Rio Grande do Norte.
Para Tatinha (como é tratada pelos amigos), a iniciativa foi muito bem recebida: "nasci e me criei nesta localidade, tenho uma casa lá. Vi na confecção das máscaras uma oportunidade de ajudar as pessoas e fiquei muito feliz. Elas receberam como um presente".
As integrantes do Grupo Boa Idade também foram contempladas com as máscaras: "estou no Grupo desde a sua fundação; então, foi um prazer auxiliar todos com este importante item de proteção nesta época de pandemia".
O Grupo Boa Idade é coordenado por uma equipe multidisciplinar do HGuJP, composto por profissionais das áreas de Assistência Social, Fisioterapia e Farmácia. Neste período, está desenvolvendo atividades remotas com as integrantes.
FOCO NA SAÚDE:
O Grupo Boa Idade do Hospital de Guarnição de João Pessoa realizou mais uma atividade remota com foco na saúde de suas integrantes. Foram trabalhados temas de Fitoterapia, com destaque para uso de ervas naturais e a preparação dos chás, bem como os cuidados necessários em sua preparação e principais benefícios das substâncias mais conhecidas.
A atividade contou com a orientação da Servidora Civil SHIRLEY, Nutricionista do Hospital, que trouxe receitas de chás e orientou combinação de sabores.
Após o trabalho educativo, houve sorteio de kits compostos por canecas, infusores e algumas ervas selecionadas. Cabe destacar que a Fitoterapia é pratica integrativa e complementar já reconhecida pelo Ministério da Saúde. Todo o conteúdo foi supervisionado pela 1° Tenente MELO, Farmacêutica do HGuJP.
Em tempos de pandemia, as atividades do Grupo Boa Idade estão ocorrendo de forma remota, com auxílio de aplicativos de grupos de mensagens, que viabilizam a divulgação de vários conteúdos e servem também para recepcionar as demandas; sociais das integrantes. Várias atividades vêm sendo realizadas, como distribuição, por delivery, de insumos para trabalhos manuais; material para leitura; informações sobre saúde e conteúdos para a prevenção da COVID-19.
A coordenação do Grupo Boa Idade é composta por equipe multiprofissional das seções de Assistência Social, Fisioterapia e Farmácia do HGuJP.
ARRAIÁ DA BOA IDADE:
E no clima de São João, o Grupo da Boa Idade do Hospital de Guarnição de João Pessoa preparou, no dia 24 de junho, um arraiá diferente! Em tempos de pandemia e distanciamento social, uma "quadrilha junina virtual" foi organizada pelas coordenadoras e integrantes, para comemorar a data mais simbólica de nossa região. Anavantu! Anarriê!
KIT ATIVAMENTE:
O Hospital de Guarnição de João Pessoa preparou mais uma atividade envolvendo as integrantes do Grupo da Boa Idade. Desta vez, cada uma recebeu o KIT ATIVAMENTE, composto por itens que promovem o desenvolvimento da memória, a criatividade e o relaxamento, como palavras cruzadas, material de pintura e argila.
O Grupo da Boa Idade do HGuJP atende a militares e seus dependentes a partir dos 60 anos. Mesmo com a suspensão dos encontros presenciais, a equipe multidisciplinar que está à frente da coordenação do Grupo continua realizando as atividades de forma remota, visando à saúde física e mental e à qualidade de vida de suas integrantes.
Mensagem da Integrante do Grupo da Boa Idade:
GRATIDÃO AO HOSPITAL DE GUARNIÇÃO DE JOÃO PESSOA E ÀS NOSSAS MENINAS: TENENTE MELO, TENENTE CAMILA E SERVIDORA CIVIL ADRIANA - 18 de junho de 2020
O nosso Grupo tem dezesseis anos
e eu, Gerusa, há seis anos, estou participando.
Um grupo de meninas dos "entas",
uma turma alegre e as militares no comando.
Essa quarentena, que virou uma "noventena", está muito animada,
porque as nossas meninas, que estão comandando, nos animam.
Somos cuidadas como crianças,
de vez em quando nessa cabeça doida, dá uma lambança.
No grupo administrativo, elas, as nossas cuidadoras, ficam sabendo,
quem tá boa, quem tá doente, quem tá presente e quem tá ausente
é uma segurança pra gente.
Não nos sentimos sós, sabendo que um hospital nos espera, se houver qualquer um mal.
Muito obrigada Exército Brasileiro,
eu sou grata por tudo que recebo.
Sou civil mas isso não nos faz umas
meninas que ficam ao lado, temos os mesmos cuidados.
Ontem recebemos um presente irado, KIT ATIVAMENTE.
Minha neta ficou contente e disse, nós vamos trabalhar vovó.
Obrigada meninas militares e muitas saudades das meninas da Boa Idade.
Beijos e abraços on line.
.
. *Gerusa Guedes dos Santos Marques, integrante do Grupo da Boa Idade do HGuJP*
RESULTADO Concurso Grupo da Boa Idade:
Redes Sociais