Ações Estratégicas do HGuJP no Enfrentamento da COVID-19.
No atual contexto da pandemia da COVID-19, o Hospital de Guarnição de João Pessoa vem realizando ações estratégicas que visam a informar, orientar e esclarecer os usuários sobre as alterações dos fluxos de atendimento, sobre as medidas de proteção e sobre como o Hospital vem se preparando para atuar frente a este novo cenário. Assim, várias ações interdisciplinares foram desenvolvidas, para garantir o acesso à informação e assistência aos usuários.
O Serviço Social do HGuJP, continua realizando o acompanhamento dos pacientes, de forma presencial e remota. Para enfrentar a realidade imposta pela pandemia, foram criados grupos de WhatsApp com os familiares dos pacientes atendidos através do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), com a finalidade de esclarecer dúvidas e repassar orientações quanto às suas demandas.
Com a suspensão das atividades do Grupo da Boa Idade, que atende militares e seus dependentes a partir dos 60 anos, as orientações também estão sendo transmitidas por aplicativos de mensagens.
Estão sendo realizados contatos com militares acima de 60 anos, para sensibilizá-los quanto à importância de seguir as orientações do Ministério da Saúde e promover o acolhimento social de suas famílias.
Organizou-se, ainda, uma campanha de arrecadação de alimentos para atender entidades que prestam serviços complementares de Assistência Social.
Para esclarecer os usuários do Hospital quanto ao atendimento ao público neste tempo de pandemia, também foram produzidos vídeos didáticos, explicando quais serviços estão sendo ofertados, o preparo de nossas equipes e as orientações necessárias para o enfrentamento do novo coronavírus, que serão disponibilizados na página do Hospital na rede mundial de computadores.
A Seção de Psicologia iniciou o Teleatendimento com os pacientes que já realizam acompanhamento psicoterápico. Os psicólogos também estão à disposição no telefone institucional para as devidas orientações e apoio aos demais usuários. Está em edição um vídeo com orientações sobre ansiedade e como lidar com o isolamento social, que em breve será disponibilizado no site do Hospital.
O Atendimento Básico de Saúde (ABAS), principal porta de entrada de assistência à saúde do Hospital, também reestruturou suas ações e formas de atendimento. As informações disponíveis no site do Hospital, bem como a equipe que presta o atendimento presencial, orientam constantemente os usuários acerca da suspensão dos procedimentos e consultas eletivas e das medidas de proteção. Em 27 de abril, iniciou-se uma nova experiência, o serviço de Teleatendimento. Através da plataforma Skype um médico estarà disponível para orientar e retirar as dúvidas dos usuários.
Por fim, todas essas ações estratégicas visam a orientar e acolher os nossos usuários de forma a garantir o bem-estar da Família Militar em tempos de pandemia.
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