Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Histórico > Assuntos > Seções > Clinicas > Acupuntura Médica
Início do conteúdo da página
Seções

Acupuntura Médica

Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2015, 10h46 | Última atualização em Quinta, 19 de Mai de 2016, 11h27 | Acessos: 5302

Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina.

imagem sem descrição.

1. O que é acupuntura?

Originária da China, a acupuntura é um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na superfície corporal, para tratar doenças e promover a saúde. Ela é reconhecida como especialidade médica desde 1995, pelo Conselho Federal de Medicina.

2. Como funciona?

Graças às pesquisas científicas realizadas nos últimos cinquenta anos, tanto na China como no Ocidente, os efeitos da Acupuntura vêm sendo desvendados. Seu mecanismo de ação tem sido demonstrado à luz da ciência atual, tendo bases fisiológicas. A inserção da agulha de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente os músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Aí, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas conhecidas como neurotransmissores, desencadeando uma série de efeitos importantes, tais como: analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, além da ação moduladora sobre as emoções, o sistema endócrino e imunológico e sobre várias outras funções orgânicas.

3. Quais são as indicações?

O campo de atuação da Acupuntura é amplo, devido à sua própria natureza e mecanismos de ação, pois ao estimular o sistema nervoso, regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto nas pesquisas clínicas como na prática diária, tem-se observado uma grande eficácia no tratamento de inúmeras doenças e disfunções orgânicas: neurológicas, psiquiátricas, ortopédicas, respiratórias, reumatológicas, digestivas, entre outras. Diante disso, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) relacionou todas das doenças tratáveis pela Acupuntura. Inúmeros estudos científicos, realizados em todo o mundo, têm acrescido constantemente mais itens a esta lista de indicações.
(Fonte: site do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – www.cmba.org.br ).

4 . Como é feito o atendimento no HGuJP?

O atendimento no ambulatório de Acupuntura no Hospital de Guarnição de João Pessoa, dá-se da seguinte forma, conforme fluxograma abaixo:

 

O paciente com o encaminhamento do profissional solicitante, onde consta a indicação terapêutica, faz o agendamento da consulta inicial. Semanalmente são disponibilizadas quatro vagas para uma avaliação inicial a ser realizada às terças. A marcação pode ser feita presencialmente na chefia do SAME.

No primeiro encontro entre o profissional médico acupunturista e o paciente, é feito um atendimento inicial, onde são realizados a anamnese, a análise de exames prévios, o exame físico segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e a aferição eletrônica dos pontos reativos eletropermeáveis (PREP) conforme a técnica japonesa Ryodoraku, seguindo o protocolo do Prontuário Médico de Acupuntura do HGuJP. Posteriormente é realizada a análise dos dados colhidos para a elaboração de um diagnóstico e um planejamento de tratamento.

        

Em seguida é feito o agendamento para a realização das sessões terapêuticas (um curso de tratamento com acupuntura consiste em 10 sessões) a serem realizadas uma ou duas vezes por semana, conforme a disponibilidade dos horários. São realizados semanalmente cerca de 50 atendimentos (200 atendimentos mensais) às terças-feiras e às quintas-feiras pelo médico acupunturista (1° Ten Sena).

 

Ao final da realização das 10 sessões de acupuntura é dada alta ao paciente. Caso haja a necessidade de realização de mais um ciclo de tratamento, o paciente pode agendar novamente uma reavaliação às terças-feiras e quintas-feiras, onde será feito o reagendamento do novo ciclo de tratamento.

 

Caso o paciente não consiga agendar seu atendimento de imediato, poderá ser encaminhado para a realização da Acupuntura em OCS (Organização Civil de Saúde) ou PSA (Profissional de Saúde Autônomo) conveniados com o FUSEX.

 

O serviço de Acupuntura funciona no consultório 4 do Ambulatório e dispõe de :
1- Ambiente para anamnese
2- Ambiente para aferição eletrônica dos Pontos Reativos Eletropermeáveis (PREP) conforme técnica Ryodoraku (com aparelho Energy Meter 200 USB)

      

3- Ambiente terapêutico 1 (equipado com maca, cadeira shiatsu, eletroestimulador NKL EL 608, moxa elétrica Spectra Mog)

4- Ambiente terapêutico 2 (equipado com maca e eletroestimulador NKL EL 608)

      

 

 As técnicas utilizadas no ambulatório de Acupuntura do HguJP são: 

1- Agulhamento dos pontos de acupuntura com agulhas descartáveis;

       

 2- Eletroacupuntura – Eletroestimulação realizada diretamente sobre as agulhas através do aparelho NKL EL 608 (técnica que potencializa a eficácia do tratamento).

      

 3- Moxa elétrica - Através do estímulo térmico podemos esquentar as agulhas e promover um melhor e mais profundo efeito antiinflamatório.

      

 4- Auriculoterapia (com microesferas de cristal de quartzo nos pontos auriculares)

               

 

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página