Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Com a COVID-19, como eu devo fazer a higiene da minha PRÓTESE DENTÁRIA?
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com a COVID-19, como eu devo fazer a higiene da minha PRÓTESE DENTÁRIA?

  • Publicado: Quarta, 15 de Julho de 2020, 09h54
  • Última atualização em Quarta, 15 de Julho de 2020, 09h58

     A pandemia causada pelo novo coronavírus é um desafio e uma triste realidade para o mundo inteiro, principalmente por não ter um medicamento comprovadamente eficaz ou uma vacina descoberta para seu combate. Nesse sentido, a prevenção é o melhor tratamento. A rotina de higiene bucal, assim também como das próteses dentárias, é um dos principais cuidados que devem ser tomados, já que  a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões.  Além disso, a falta de higiene e saúde bucal pode fazer com que a imunidade fique baixa, aumentando os riscos de infecções e lesões em boca.

     A higiene das PRÓTESES DENTAIS pode ser realizada com escovações diárias, após as alimentações, com escova individual (apenas para a prótese) de cerdas macias, sabão neutro e lavagem em água corrente. Lembrando que essas orientações de higiene para as próteses já eram preconizadas como protocolo independentemente da COVID-19, visto que várias outras enfermidades podem ser evitadas também com essas medidas.

     Podemos associar o uso de produtos de higiene com imersão em substâncias químicas, que são de fácil utilização e ajudam no controle maior de microrganismos, com boa efetividade e baixo custo, sempre sob orientação do dentista. Dentre eles: hipoclorito, peróxidos alcalinos (pastilhas efervescentes), ácidos diluídos, clorexidina, entre outros.   A lavagem das mãos deve ser sempre realizada antes e após esses procedimentos de higiene com as prótese dentais.

 (1º Tenente Leonardo ANTUNES Trindade e 2º Tenente DANIELLE Neves SERAFIM Cruz, Dentistas do Hospital de Guarnição de João Pessoa)

     REFERÊNCIA:
ANDRADE, I. M. et al. Effervescent tablets and ultrasonic devices against Candida and Mutans Streptococci in denture biofilme. Gerodontology. V.28, n. 4, p.264-270, 2011.

registrado em:
Fim do conteúdo da página