Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > Você sabe o que é ANOSMIA e qual a relação com a COVID-19?
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Você sabe o que é ANOSMIA e qual a relação com a COVID-19?

  • Publicado: Terça, 30 de Junho de 2020, 10h41
  • Última atualização em Terça, 07 de Julho de 2020, 10h16

ANOSMIA (PERDA DO OLFATO) CAUSADA PELA COVID-19

(Aspirante a Oficial Médica NATÁLIA Silva Cavalcanti Meira, otorrinolaringologista do HGuJP).

    O número de casos da COVID-19 no país está aumentando e observa-se uma variedade maior de sintomas, entre eles a ANOSMIA (perda do olfato, ausência de odores), que poder ser o único sintoma de pacientes positivos para a doença. Diversos países, como Itália e França, relataram um número significativo de pacientes que apresentaram anosmia ou hiposmia (diminuição do olfato).
    A Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) orientam que o sintoma de anosmia súbita, com ou sem outro sintoma associado, pode sugerir COVID-19 no cenário da pandemia. As pessoas que apresentarem este sintoma devem realizar o isolamento social e aguardar a resolução do quadro,  queparece ser temporário na maioria dos casos.
    A American Academy of Otolaryngoly-Head and Neck Surgery (AAO-HNS) incluiu os sintomas de anosmia, hiposmia e/ou ageusia (perda do paladar) no rastreamento do paciente com infecção por COVID-19, principalmente na ausência de outras doenças respiratórias. Na 1° parte do estudo pioneiro organizado pela ABORL-CCF e a ABR sobre anosmia súbita entre os médicos brasileiros, publicada em 11/06/2020 no site da ABORL-CCP, observou-se que as infecções respiratórias são a 2° causa mais frequente de perda de olfato. Normalmente, a recuperação nesses quadros é rápida. Entretanto, nesta pesquisa, os pacientes COVID-19 positivos levaram mais tempo para recuperar totalmente o olfato em relação a outras infecções respiratórias.
    Portanto, identificar os sintomas iniciais possíveis para a COVID-19 é importante para que os pacientes possam ser orientados com mais eficácia e tratados mais precocemente.

REFERÊNCIAS:
* 4ª Nota de Orientação aos Médicos Otorrinolaringologistas em relação à doença causada pelo novo coronavírus (22/03/2020);
* AAO-HNS: Anosmia, Hyposmia, and Dysgeusia Symptoms of Coronavirus Disease;
* ABORL-CCP. Perda súbita do olfato na COVID-19 pode ter recuperaçãoo incompleta e mais lenta; e
*Ministério da Saúde.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página